(42) 3035 - 8005

juridico@carminattidangui.com

Conteúdos

3. O que são Fundos de Investimento Imobiliário – FIIs?

Os Fundos de Investimentos Imobiliários, também denominados de FIIs, são basicamente uma forma de condomínio fechado, onde um grupo de investidores constituem, ingressando com aportes financeiros, para o fim de adquirir bens imóveis, direitos reais de bens imóveis ou ainda valores mobiliários relacionados com o mercado imobiliário, a fim de obter retorno financeiro com as referidas operações, e dessa forma conseguirem obter lucro com o seu aporte inicial. 

Essa modalidade de Fundo de Investimento, atualmente vem ganhando destaque no mercado imobiliário nacional, em virtude de ser uma opção segura para captação de investidores para grandes projetos imobiliários, como construção de Shopping Center ou de Grandes Incorporações Imobiliárias. 

Como contrapartida, esse Fundo é seguro também para os investidores, os quais terão uma forma de investimento com grande rentabilidade, mas com uma proteção no caso de insucesso do empreendimento, excluindo os riscos de responsabilidades do empreendimento. 

A Lei 8.688/93, traz as principais disciplinas dos FIIs como natureza jurídica, divisão dos rendimentos, a separação patrimonial e limitação da responsabilidade dos investidores, exclusiva ao capital aportado, bem com a necessidade de Registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) 

Também a CVM possui algumas normas regulamentadoras como as Instruções Normativas 558, 555, 472 e outras, que são aplicadas aos Fundos Imobiliários. 

Outro ponto importante que comporta expor, é quanto a natureza de atuação dos Fundos, os quais podem ser FIIs de Desenvolvimento, de Renda, de Títulos e Valores Mobiliários, e os FIIs Híbridos.  

Quanto à gestão dos fundos, elas podem ser ativas, a qual atuará com propósito de aumentar o patrimônio e rendimentos dos Fundos, ou pode ser classificada como Passiva, a qual terá como objetivo a manutenção dos ativos, focando no recebimento de rendimentos sobre os referidos ativos já consolidados.

Assim, caso o tema o tenha despertado curiosidade, qualquer dúvida que tenha ou pergunta que queira fazer, deixe um comentário para nosso time de especialistas, ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (42) 3035-8005 (LinkWhats  bit.ly/carminattidangui) ou pelo e-mail: contato@carminattidangui.adv.br.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Quer receber conteúdo exclusivo no seu e-mail?

Preencha os campos e receba nossas atualizações no seu e-mail.

    Contato

    (42) 3035 - 8005

    juridico@carminattidangui.com

    Endereço Guarapuava

    R. Frei Caneca, 1655 – Trianon Guarapuava – PR. CEP: 85012-000

    Endereço Curitiba

    Av. Candido de Abreu, 660, CJ 703. – Edifício Palladion – Centro Cívico Curitiba/PR –
    CEP: 80.530-000