(42) 3035 - 8005

juridico@carminattidangui.com

Conteúdos

Advogado Especialista em Usucapião em Curitiba Paraná

Advogado Especialista em Usucapião em Curitiba Paraná

O escritório Carminatti & Dangui Advogados e Associados está localizado no Centro Cívico da Cidade de Curitiba e é especialista em Direito Imobiliário, sendo que um dos serviços mais buscados nessa especialidade é a usucapião. 

A usucapião é muito utilizada na regularização da propriedade de imóveis, sejam eles urbanos ou rurais, e possui diversas modalidades, cada uma com seus requisitos.

A região de Curitiba está em franco crescimento e expansão, o que faz com que muitas vezes novos terrenos sejam ocupados, sem o respectivo registro de propriedade junto ao cartório de registro de imóveis. Outras vezes, a pessoa possui escritura de compra e venda ou um contrato particular, mas acaba não fazendo o registro em matrícula, o que é condição imprescindível para adquirir propriedade.

Seja qual for o caso, a usucapião pode ser feita desde em grandes terrenos ocupados por diversas famílias, passando por apartamentos urbanos, casas, sítios e até mesmo grandes propriedades rurais. Ocorre que em cada um desses casos os requisitos são diferentes.

Para auxiliar nossos clientes, contamos com especialistas em usucapião, os quais saberão indicar se é possível fazer a usucapião de forma extrajudicial, em cartório, ou se se faz necessária uma ação judicial, além de indicar qual modalidade é aplicável, quais requisitos devem estar presentes e de quais documentos o cliente vai precisar.

Através da usucapião, declara-se a aquisição de propriedade pelo decurso do tempo em que foi exercida posse mansa e pacífica. O tempo de posse, o tamanho do imóvel, a obrigatoriedade de justo título ou não, bem como outros requisitos e restrições variam de caso a caso. 

Em um breve resumo das modalidades de usucapião e seus requisitos, podemos citar as seguintes.

A Usucapião ordinária, que é a modalidade na qual o possuidor deve ter a posse de boa fé e o justo título, o qual pode ser representado por um contrato de compra, por exemplo;

A Usucapião extraordinária, a qual independe de título ou de boa-fé;

A Usucapião especial rural, que é destinada apenas aos imóveis rurais de até cinquenta hectares. Nesse modelo, além do interessado residir na propriedade, é necessário que o trabalho na terra seja realizado pelo próprio ou por sua família;

A Usucapião coletiva, destinada para as áreas urbanas, para famílias de baixa renda que exercem posse sobre imóveis com área de até duzentos e cinquenta metros quadrados. 

A Usucapião Especial Familiar, destinada a regularizar imóvel de cônjuges que abandonaram o lar. Também aplicável apenas a pequenos imóveis urbanos;

E a Usucapião especial urbana, destinada a imóveis constantes do plano diretor municipal. Necessário que sejam pequenas áreas destinadas apenas a moradia dos requerentes.  

Os prazos variam a cada caso e também há uma série de aspectos a serem levados em consideração, até mesmo para identificar se é possível a usucapião extrajudicial ou se somente se faz possível a via judicial, por isso a importância de se contar com um especialista para auxiliar nesse processo.

Viver em um imóvel tendo apenas a sua posse pode se demonstrar uma situação muito precária e o risco de perda do imóvel é grande, dessa forma, o mais aconselhável é buscar resolver a situação, regularizando a posse e declarando-se a propriedade, com registro em matrícula, o mais breve possível.

Venha conhecer o escritório Carminatti & Dangui Advogados e Associados em Curitiba e verificar a viabilidade de uma usucapião ou outra solução que melhor se apresente para o seu caso.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Comente abaixo, estaremos à disposição para orientá-lo e seguiremos compartilhando informações importantes.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Últimos Posts

Categorias

Quer receber conteúdo exclusivo no seu e-mail?

Preencha os campos e receba nossas atualizações no seu e-mail.

    Contato

    (42) 3035 - 8005

    juridico@carminattidangui.com

    Endereço Guarapuava

    R. Frei Caneca, 1655 – Trianon Guarapuava – PR. CEP: 85012-000

    Endereço Curitiba

    Av. Candido de Abreu, 660, CJ 703. – Edifício Palladion – Centro Cívico Curitiba/PR –
    CEP: 80.530-000