Uma holding é uma sociedade que tem como objetivo a administração, controle e/ou participação em outras empresas, podendo ser usada também para Administração do Patrimonio Particular. Ela pode ser constituída como uma sociedade pluripessoal ou unipessoal, simples ou empresária.
As holdings são frequentemente utilizadas para fins de planejamento tributário e sucessório, bem como para otimizar custos e concentrar a administração.
Espécies de holding
As holdings podem ser classificadas em duas espécies principais:
- Holding patrimonial: é a holding que tem como objetivo a administração de bens e direitos, como imóveis, móveis, participações societárias, propriedade industrial, investimentos e financiamentos, etc.
- Holding societária: é a holding que tem como objetivo o controle de outras empresas, por meio da participação em seu capital social.
Vantagens da holding
As holdings oferecem uma série de vantagens, como:
- Planejamento tributário: as holdings podem ser utilizadas para reduzir a carga tributária das empresas controladas, por meio de planejamento tributário adequado.
- Planejamento sucessório: as holdings podem ser utilizadas para facilitar o processo de sucessão empresarial, por meio da concentração do patrimônio empresarial em uma única pessoa jurídica.
- Otimização de custos: as holdings podem ser utilizadas para otimizar os custos administrativos, por meio da centralização de serviços.
- Concentração da administração: as holdings podem ser utilizadas para concentrar a administração das empresas controladas, o que pode facilitar o gerenciamento e a tomada de decisões.
- Proteção Patrimonial: as holdings podem ser utilizadas para Proteger o Patrimonio de atividade de risco, com a segregação da atividade e separação patrimonial das atividades de risco.
Conclusão
As holdings são uma ferramenta importante que pode ser utilizada para diversos fins, como planejamento tributário, sucessório, otimização de custos e concentração da administração. Ao considerar a constituição de uma holding, é importante analisar as necessidades específicas de cada empresa e consultar um profissional especializado.
Caso queira saber mais, tenho outros artigos publicados: https://jus.com.br/artigos/74671/holding-company-conceito-e-especies, https://analise.com/dna/artigos/5711, https://alexpastro.jusbrasil.com.br/
Qualquer dúvida que tenha ou pergunta que queira fazer? Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (42) 3035-8005 ou LinkWhats https://wa.me/554230358005 ou pelo e-mail: atendimento@carminattidangui.adv.br
Palavras-chave
holding, conceito, espécies, vantagens, planejamento tributário, planejamento sucessório, otimização de custos, concentração da administração